Autocuidado da cabeça aos pés

10 dicas para manter a pele, cabelos e unhas saudáveis

Aproveitar esses dias em casa para se cuidar pode ser uma boa opção. Além de atividades para relaxar e manter o bem-estar emocional, dar atenção para o corpo também é importante. Separamos algumas dicas que podem ser incorporadas no seu dia a dia para deixar a pele, cabelos e unhas mais saudáveis.

Pele

1) Dê um descanso para a pele. “Ficar um tempo sem maquiagem desobstrui os poros de resíduos e evita o atrito diário causado na hora de sua remoção. Isso melhora o aspecto das peles sensíveis e ainda facilita a penetração dos ativos no tratamento de skincare”, explica a dermatologista Luciana Garbelini. No entanto, mesmo sem usar maquiagem e estar em contato direto com a poluição, a médica ressalta que é fundamental conservar a pele limpa. “A limpeza desobstrui os poros da queratina e da oleosidade que ocorrem naturalmente no processo de renovação celular”.

2) Mantenha o hábito de esfoliar a pele. A especialista recomenda fazer a esfoliação de uma a duas vezes por semana. “A frequência vária conforme a sensibilidade da pele e a intensidade da esfoliação”.

3) Aproveite o tempo livre para aplicar máscaras faciais. Se não tem opções já prontas em casa, é possível fazê-las. Mas a médica alerta: “as máscaras faciais caseiras merecem mais atenção devido ao risco de reações e até queimaduras após o contato com o sol. Além disso, elas não têm a mesma tecnologia de penetração na pele do que uma máscara industrializada”. Neste momento, porém, é necessário ponderar as opções mais acessíveis. Por isso, a dica da Dra.Luciana é usufruir dos benefícios de produtos que se tem em casa, mas com alguns cuidados: evite frutas cítricas (morango, limão, laranja) na composição e dê preferência às máscaras que utilizem iogurte, mel, açúcar, ovos, aveia, óleos vegetais ou abacate. “Uma opção de máscara clareadora e antioxidante para todos os tipos de pele é misturar 1 colher de iogurte, 1 colher mel e 1 colher de açafrão. Deixe na face por 20 minutos. O iogurte tem ácido láctico que funciona como um clareador e é fonte de vitamina B6 e B12. Já o açafrão é um potente antioxidante. O mel, por sua vez, ajuda na hidratação, além de ser um bactericida e promover uma leve esfoliação durante a lavagem. Use duas vezes na semana.”

Cabelo

4) Deixe o cabelo descansar. Segundo a dermatologista é interessante evitar o uso de secadores, chapinhas, modeladores ou qualquer aparelho com fonte de calor. “Isso evita a quebra por calor e tração dos fios, o ressecamento e as pontas duplas, além da perda de queratina que compõe a cutícula dos fios – e que pode resultar no seu afinamento e frizz”.

5) Invista em cremes (máscaras, condicionadores, leave in) de acordo com a necessidade do cabelo. “Para hidratar escolha produtos que tenham pantenol, glicerol, aloe vera e extratos vegetais. Se o foco for nutrição, escolha por lipídeos como ceramidas e óleos vegetais de coco, argan, oliva, manteigas de Karité, cacau e cupuaçu. Dê preferência por proteínas, colágeno, aminoácidos, elastina e queratina se o objetivo for reconstrução”.

6) Siga algumas instruções extras se o foco for uma hidratação potente nos fios. A médica recomenda usar uma máscara capilar hidratante e adicionar alguns ingredientes fáceis de encontrar em casa, como amido de milho, leite, açúcar ou mel. “Ajuda bastante na hidratação e no brilho”, diz ela. Dra.Luciana ainda ressalta que existem varias opções de ampolas ou óleos finalizadores que funcionam como um booster na hidratação e não deixam o cabelo pesar.

Unhas

7) Deixe as unhas respirarem.  Evite esmaltá-las e poli-las por um período. Aproveite para fazer uma hidratação! “O excesso de esmalte e acetona, além de alterarem a coloração das unhas também as desidratam, principalmente se utilizados sem descanso ou pausa. Já o polimento é uma das principais causas de onicosquizia (descamação da unha). O recomendado é hidratá-las para não deixar que a queratina fique muito ressecada e descame”, explica a médica.

8) Preste atenção na sua cutícula. Ela não deve ser retirada, apenas empurrada com cuidado. “A cutícula é uma pele fina que protege a matriz ungueal – estrutura na base na unha onde existem células responsáveis pela produção da lâmina de queratina, a ‘fábrica da unha’, assim não é aconselhado retirá-la”. Uma boa dica de cuidado é fazer uma massagem utilizando um creme hidratante nela e na unha antes de dormir. Durante a noite o hidratante age por mais tempo.

9) Na hora de escolher o esmalte também é interessante ver os componentes. Dra.Luciana indica os esmaltes testados dermatologicamente e que sejam livres de tolueno, formaldeído e benzeno. “Os removedores a base de acetona também são grandes vilões. O ideal é escolher os que não contêm acetona na sua composição. Uma boa dica é o removedor a base de óleo de banana”, salienta.

Dica extra!

10) Hidratação sempre! Na vida, especialmente nesse momento, é importante se manter hidratado de todas as formas. Beber água é fundamental, mas também não se pode esquecer de hidratar a pele. De acordo com a dermatologista, lavar as mãos e usar álcool gel é essencial como forma de diminuir o contágio do COVID-19. Porém, a higienização constante pode reduzir a proteção natural da epiderme, levando a um ressecamento dessa camada superior da pele e até mesmo algumas fissuras, porta de entrada para microrganismos danosos à saúde. “Após a sua limpeza, espere a pele ficar seca, inclusive do álcool gel, e passe o hidratante. Um não interfere no efeito do outro. Isso também é válido quando se tem muito contato com produtos químicos de limpeza. Neste caso, uma boa opção também é usar luvas de proteção”.

Sobre Dra. Luciana Garbelini

Dermatologista Formada pela Universidade de Santo Amaro. Residência médica em Dermatologia na Universidade de Santo Amaro. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Siga-nos nas Redes Sociais:

Onde Estamos

Rua do Rócio, 423 – Cj 312

Vila Olímpia – São Paulo – SP